Quando se trata da imagem de um profissional ou de uma empresa, os uniformes são peças chaves para complementar a identidade visual e transmitir uma mensagem. Por isso, cada detalhe importa, já que está ajudando a contar uma história.
Dessa forma, uma das coisas que deve ser levada em consideração é a cor a ser escolhida. Portanto, hoje viemos falar um pouco sobre a importância das cores e os fatores que devem ser levados em consideração na hora de fazer a escolha da cor certa para o seu uniforme.
1- Identidade visual da marca
A primeira questão importante a ser avaliada é a identidade da marca, considerando a paleta de cores já existente e adotada por ela em seus elementos, como, por exemplo, nas cores da logo ou no ambiente/espaço físico.
Se sua empresa ou marca pessoal já tem uma paleta de cores presente em seus outros elementos, a melhor opção é confeccionar seu uniforme dentro dessas opções, ou, pelo menos, em tons que tenham harmonia com elas.
Por exemplo: Não faz sentido os funcionários da Coca-Cola investirem em uniformes azuis ou verdes, faz? Isso porque, o vermelho está totalmente ligado à marca em seus outros elementos de identidade.
Assim, a primeira dica é: utilize cores inspiradas na logo, reforçando a identidade e os valores da empresa.
2- Se atente à psicologia das cores
A Psicologia das Cores consiste em um estudo aprofundado que busca investigar como o nosso cérebro identifica as cores existentes e tende a transformá-las em certas sensações ou sentimentos que passam a ser rapidamente despertados e associados a elas.
A ideia é que cada cor transmite uma mensagem ou emoção, e, por isso, dentro do Marketing e da Publicidade, essa influência é utilizada de forma completamente estratégica, de acordo com o fim que se deseja alcançar.
Diante disso, precisamos nos lembrar que o que vestimos também comunica, e a escolha das cores nas roupas causa um impacto em quem as percebe.
Vamos ver alguns exemplos de cores e as maiores sensações transmitidas por elas?
- Branco:
- paz;
- pureza;
- limpeza.
- Vermelho:
- raiva, ira;
- paixão, excitação;
- calor, intensidade.
- Amarelo:
- sabedoria;
- alegria;
- otimismo;
- Azul:
- estabilidade;
- harmonia;
- serenidade.
3- Diferentes funções dos colaboradores
Um último fator importante para estabelecer as cores dos uniformes de uma empresa, é utilizá-las de forma estratégica para separar as diferentes funções dos seus colaboradores, permitindo uma identificação mais rápida e eficiente tanto interna, quanto externamente.
Da mesma forma, essa distinção também é super eficiente para atender as necessidades específicas de cada função, visando sua rotina. Por exemplo: não é muito inteligente que uma pessoa que trabalhe na parte de limpeza use uniformes brancos, uma vez que a sujeira ficará mais evidente. Já em funções mais administrativas, as cores claras podem ser uma boa escolha.
E aí, gostou desse artigo?
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