COMO ESCOLHER AS CORES DO SEU UNIFORME

Quando se trata da imagem de um profissional ou de uma empresa, os uniformes são peças chaves para complementar a identidade visual e transmitir uma mensagem. Por isso, cada detalhe importa, já que está ajudando a contar uma história. 

Dessa forma, uma das coisas que deve ser levada em consideração é a cor a ser escolhida. Portanto, hoje viemos falar um pouco sobre a importância das cores e os fatores que devem ser levados em consideração na hora de fazer a escolha da cor certa para o seu uniforme. 

1- Identidade visual da marca

 A primeira questão importante a ser avaliada é a identidade da marca, considerando a paleta de cores já existente e adotada por ela em seus elementos, como, por exemplo, nas cores da logo ou no ambiente/espaço físico.

 Se sua empresa ou marca pessoal já tem uma paleta de cores presente em seus outros elementos, a melhor opção é confeccionar seu uniforme dentro dessas opções, ou, pelo menos, em tons que tenham harmonia com elas. 

Por exemplo: Não faz sentido os funcionários da Coca-Cola investirem em uniformes azuis ou verdes, faz? Isso porque, o vermelho está totalmente ligado à marca em seus outros elementos de identidade. 

Assim, a primeira dica é: utilize cores inspiradas na logo, reforçando a identidade e os valores da empresa.

 2- Se atente à psicologia das cores 

A Psicologia das Cores consiste em um estudo aprofundado que busca investigar como o nosso cérebro identifica as cores existentes e tende a transformá-las em certas sensações ou sentimentos que passam a ser rapidamente despertados e associados a elas.

A ideia é que cada cor transmite uma mensagem ou emoção, e, por isso, dentro do Marketing e da Publicidade, essa influência é utilizada de forma completamente estratégica, de acordo com o fim que se deseja alcançar.

 Diante disso, precisamos nos lembrar que o que vestimos também comunica, e a escolha das cores nas roupas causa um impacto em quem as percebe.

 Vamos ver alguns exemplos de cores e as maiores sensações transmitidas por elas? 

  • Branco: 
  • paz;
  • pureza;
  • limpeza.
  • Vermelho: 
  • raiva, ira; 
  • paixão, excitação;
  • calor, intensidade.
  •  Amarelo:
  • sabedoria;
  • alegria; 
  • otimismo; 
  • Azul: 
  • estabilidade;
  • harmonia;
  •  serenidade. 

3- Diferentes funções dos colaboradores 

Um último fator importante para estabelecer as cores dos uniformes de uma empresa, é utilizá-las de forma estratégica para separar as diferentes funções dos seus colaboradores, permitindo uma identificação mais rápida e eficiente tanto interna, quanto externamente. 

Da mesma forma, essa distinção também é super eficiente para atender as necessidades específicas de cada função, visando sua rotina. Por exemplo: não é muito inteligente que uma pessoa que trabalhe na parte de limpeza use uniformes brancos, uma vez que a sujeira ficará mais evidente. Já em funções mais administrativas, as cores claras podem ser uma boa escolha. 

E aí, gostou desse artigo? 

Continue acompanhando o nosso blog e redes sociais para ficar por dentro de tudo que envolve o universo dos uniformes profissionais!  😄

Site / Loja

0 comentários

Procurar

Categorias